Um par de Scarpin faz uma mulher esbanjar elegância e para muitas é a marca registrada do seu estilo pessoal. E você, já tem um estilo especial que adora usar, ou prefere experimentar novos modelos?
Como a grande maioria das mulheres ama sapatos, preparamos um super guia com os principais modelos disponíveis no mercado atualmente, com informações completas e atualizadas para que você escolha o sapato perfeito para cada ocasião!
Alguns modelos são sazonais, outros estão sempre presentes nas vitrines, independente da estação. Leia este post que preparamos especialmente para você, leitora que nos acompanha no blog, e venha conhecer os modelos pra você achar o seu.
Além do estilo pessoal, na hora da compra é importante buscar modelos que respeitem a anatomia do pé e que proporcionam conforto e estabilidade ao caminhar
A matéria prima tem papel estratégico na produção do sapato. O couro de boi é a mais apropriada, pois permite que o calçado se adeque ao formato do pé.
Mesmo que o modelo seja flat (sem salto), nunca use sapato apertado!
Vem comigo!
SAPATILHA
Modelo de sapato fechado, com solado rasteiro e generoso decote no peito do pé, podendo mostrar o começo dos dedos em alguns modelos. É versátil e bastante confortável.

MOCASSIM
Mocassim é o modelo inspirado nos calçados masculinos. Com cortes tradicionais ganharam fama na Itália. É identificado pela costura no cabedal, e pode ser flat ou com salto.Associa distinção ao look e liberdade de movimentos.

LOAFER
Sapato feminino com um toque masculino. Tem cabedal alto em forma de U, e lembra o mocassim, porém sem a costura no peito do pé. Michael Jackson era adepto do modelo, e o usava com meias e calça curta, e seguiu fiel ao modelo durante toda a sua carreira.

SCARPIN
Modelo fechado, cobrindo os dedos e o calcanhar. O salto pode variar entre o médio e o alto, assim como os materiais. Scarpin confere aspecto social ao look.

PEEP TOE
Modelo fechado no calcanhar como o scarpin, e tem uma pequena abertura na frente que permite ver apenas um pequeno pedaço dos dedos.

CAP TOE
O que define o cap toe é a biqueira com material ou cor diferente do restante do cabedal. Encontrado em modelos como: scarpin, chanel ou sapatilha.

CHANEL
Modelo criado pela estilista Coco Chanel na década de 60, que se tornou um clássico. Tem a parte da frente fechada como o scarpin, e a traseira aberta, presa no calcanhar por uma tira.

DORSAY
Derivado do scarpin, o Dorsay é o modelo com bico e traseiro separados, sem a presença das laterais. Pode haver Modelo criado pela estilista Coco Chanel na década de 60, que se tornou um clássico. Tem a parte da frente fechada como o scarpin, e a traseira aberta, presa no calcanhar por uma tira.

MARY JANE
Sapatos com uma tira ou mais no peito do pé. O nome surgiu em 1902 por causa de uma história em quadrinhos que contava com a personagem Mary Jane, que usava sapatos desse estilo, chamado boneca. Apropriado para dançar!

SALOMÉ
“Salomé” é o nome do scarpin ou sandália que tem uma tira em forma de “T” sobre o peito do pé , a T-Bar. Essa tira dá um ar retrô ao calçado que foi tendência de moda nos anos 20. É muito usado por dançarinas, pois além de confortável, prende bem o pé, facilitando os movimentos.

SANDÁLIA
Modelo aberto, com calcanhar e dedos à mostra. Fechamento com tiras de diferentes larguras, podendo ter salto de alturas variadas.

TAMANCO
Modelo de enfiar no pé, sem tiras no calcanhar, com gáspea aberta na frente, podendo ter uma ou várias tiras no peito do pé. Solado e salto podem ter variações.

MULE
A Mule é o sapato fechado na frente e aberto na traseira. Pode ser flat ou ter salto.

OXFORD
Oxford é o modelo de sapato inspirado no guarda roupa masculino, cujo nome veio do calçado usado pelos universitários da Universidade de Oxford no século 19. Tem amarração no peito do pé. Geralmente tem furinhos no acabamento das costuras, conhecidos como“brogue”.

TÊNIS
Idealizado com o propósito de ser utilizado na prática de esportes. Atualmente ficou muito difundido como calçado para looks casuais e confortáveis. Estão presentes em todas as coleções acompanhando as tendências de moda.

SPADRILLE
Sapato confeccionado originalmente em lona, com solado de flat de juta. Atualmente é produzido em variados materiais, podendo ter solado estilo Anabela.

BIRKEN
Sandália com forma anatômica, cujo nome vem da família Birkenstock, fabricantes de calçados na Alemanha desde 1774. A principal característica é o conforto, pois a sandália abraça o pé. Atualmente o modelo ganhou releituras incorporando design de moda.

BOTA
A bota é um produto sazonal, usado normalmente no inverno. Dotada de um cano que pode variar nos tamanhos curto, médio e longo.

SALTOS E SOLADOS

Quanto à ALTURA os SALTOS podem ser:
Baixo – até 3,5 cm
Médio – entre 3,5 e 7 cm
Alto – acima de 7 cm
FLAT
Todo modelo sem salto pode ser chamado Flat, tanto sapato quanto sandália.Os cabedais podem variar em forma de rasteira de dedo, chinelos ou sapatilha.

PLATAFORMA
Solado inteiriço, com a plataforma na frente mais baixa que na parte traseira. O objetivo é compensar a altura do salto para proporcionar conforto.

FLATFORM
Da família da plataforma, a flatform é o calçado com a plataforma na mesma altura em todo o solado. É muito confortável.

SALTO FINO
Conhecido também como Luís XV ou salto agulha, é o salto fino como diz o nome. Varia a altura, sendo o de 10 cm mais confortável; com 12 e 15 cm ficam muito elegantes, mas não tão confortáveis pois forçam o pé para ficar na ponta.

SABRINA
O salto sabrina, tem entre 3,5 a 5,0 cm de altura, é fino e tem cabedal delicado. É uma excelente opção para ser usado no ambiente de trabalho assim como durante o fim de semana nos eventos que solicitem o traje esporte fino.

SALTO BLOCO
Salto grosso em forma de bloco. É confortável, pois distribui bem o peso do corpo sobre o pé, proporcionando conforto e estabilidade. Pode variar altura e espessura de acordo com o modelo.

ANABELA
Anabela é o salto inteiriço, sem plataforma na parte da frente. Proporciona conforto com delicadeza, pois divide o apoio do pé sobre a palmilha.

MEIA PATA
É a plataforma na parte da frente do sapato, separada do salto. O benefício da Meia Pata é compensar a altura do salto dando sensação de conforto para os pés. A meia pata pode ser forrada juntamente com o cabedal (ficando escondida), ou aparente.

MEIA PATA ENCAPADA
É o mesmo solado meia pata – separado do salto – só que a meia pata fica escondida sob o revestimento do sapato, parecendo não ter divisão entre o sapato e o solado. O objetivo é deixar o modelo mais delicado para ocasiões sociais.

TRATORADO
Salto emborrachado, robusto, formado depressões como a roda do trator. Solado geralmente é plataforma. Dá personalidade ao look urbano.

Esse guia te ajudou? Fica ligada (o) que na próxima quarta, às 20h teremos mais!
Até lá!
Vai viajar?
Baixe nosso Ebook gratuito sobre viagens para saber o que levar e aprender a fazer sua mala de forma eficiente na sua próxima viagem!
Quer conhecer os nossos produtos? Acesse o Instragram